Notícias

Meditação: benefícios vão de redução do estresse ao combate à depressão

Por Aline Campolina, 18/10/2019 às 09:00
atualizado em: 18/10/2019 às 09:05

Texto:

Com a vida cada vez mais acelerada e estressante, fazer uma pausa e tentar um equilíbrio interior tem sido uma opção bastante comum e necessária. E uma das formas de encontrar essa paz individual é por meio da meditação. A técnica, segundo a Brahma Kumaris, movimento espiritual mundial, é um momento reservado para a reflexão e o silêncio, fora da agitação e ruído da vida cotidiana.

Muita gente não sabe, mas a meditação oferece inúmeras vantagens para o corpo, mente e espírito. Além de proporcionar tranquilidade, traz importantes benefícios à saúde, como aumento da concentração, melhora na imunidade e redução do estresse.

Atualmente a prática é utilizada como terapia complementar em tratamentos cardíacos e psiquiátricos, como depressão e ansiedade. De acordo com Cláudia Bento, psicóloga e Monja Zen, “hoje em dia já há estudos no mundo inteiro, nas principais universidades, que comprovam esse poder da meditação para nos aliviar da ansiedade. Inclusive, no Sistema Único de Saúde (SUS), a meditação e as práticas integrativas já são utilizadas como ferramentas complementares dentro do desenvolvimento e da prevenção na saúde”, afirma a psicóloga.

Os métodos de meditação podem variar também de acordo com os diferentes momentos da vida. Para experimentar os benefícios da meditação, é necessária a prática regular. Apenas alguns minutos todos os dias já são suficientes.

E mesmo para quem acha que nunca meditou na vida, a Monja contesta. “A gente acha que não meditou, às vezes intencionalmente. Mas, tenta imaginar você lá na natureza, tentando prestar atenção no som dos pássaros, ouvindo o som da chuva. A gente não sente uma paz maravilhosa? A meditação é isso. É a gente estar presente no momento aqui e agora. E eu garanto que todo mundo já teve uma experiência dessa”, conclui Cláudia Bento.

Festival de Meditação

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe o VII Festival de Meditação “Todos pela Paz”. O evento ocorre no sábado (19), a partir das 7h10, no Hall das Bandeiras. O evento é gratuito, mas está sujeito a lotação do espaço.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link