Notícias

Menopausa: atividade física, alimentação saudável e técnicas de relaxamento minimizam sintomas 

Por Aline Campolina/Itatiaia , 04/12/2019 às 11:00

Texto:

Foto: Banco de imagens Pixabay
Banco de imagens Pixabay

Encarada por algumas mulheres como sofrimento e tristeza, e por outras como sensação de liberdade, a menopausa (último ciclo menstrual da vida da mulher) é uma realidade inevitável que ocorre entre 45 e 55 anos aproximadamente. A duração dos sintomas varia de acordo com cada pessoa. Algumas mulheres nem percebem que já estão passando pelo processo.

Segundo Bernadete Lopes Silva, ginecologista da Unimed-BH, “os sintomas mais frequentes da menopausa são irregularidade menstrual (às vezes períodos longos sem menstruação), ondas de calor, insônia, ressecamento vaginal e mudança de humor”. Esses sintomas, que podem variar de intensidade, ocorrem em um período que antecede a menopausa, chamado de climatério.

Com o fim da menstruação, há uma diminuição na produção dos hormônios sexuais femininos, o que pode resultar em uma série de mudanças no corpo da mulher, sentidas a curto, médio e longo prazo. A reposição hormonal é um tratamento mais recomendado para amenizar os reflexos da menopausa. Os hormônios mais utilizados no tratamento são progesterona e o estrogênio. O objetivo é repor o nível deles no organismo da mulher.

“Você tem uma eficácia muito grande, uma melhoria de todos esses sintomas. Então, o tratamento vem dar essa qualidade de vida à mulher. Se não tratá-los, já é um pouco mais complexo, porque a menopausa vem acompanhada de algumas situações não interessantes, como osteoporose, mudanças metabólicas, e a gente teria, dessa forma (com a reposição hormonal), uma maneira de apoiar e de evitar as consequências da menopausa nesse aspecto”, explica a médica.

Bernadete Lopes ainda cita outras formas que ajudam a minimizar os sintomas. “Ela pode manter as atividades físicas, ter uma qualidade na alimentação e eu dou toda uma ênfase a todo processo de relaxamento, seja um Yoga ou Tai Chi Chuan. Tudo que ela puder trabalhar nesse sentido, ela vai se ajudar muito”, diz.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Campeonato Mineiro Coimbra x América

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽Boliviano irá desembarcar em Belo Horizonte nesta terça-feira, às 11h30

    Acessar Link