Emanuel Carneiro

Coluna do Emanuel Carneiro

Veja todas as colunas

Pelé 80 anos

13/10/2020 às 01:11
Pelé 80 anos

Num 23 de outubro, primavera em Três Corações (MG), nasce Edson Arantes do Nascimento e, já menino, dando os primeiros chutes, era chamado de Pelé.

A história e a carreira o mundo conhece, mas o que chama a atenção é que, depois de tantas décadas da sua aposentadoria,Pelé continua celebrado como se estivesse jogado domingo passado na Vila Belmiro.

De 1957, quando estreou na Seleção Brasileira, até seu último chute, sua lenda permanece viva como nunca.

Algumas frases sobre Pelé:

O maior jogador de todos os tempos foi Di Stefano, porque Pelé não era deste mundo. (Puskas)

Qual a diferença entre mim e Pelé? Eu fui craque, e ele, gênio. (Leônidas da Silva)

Como se soletra Pelé. D.E.U.S. (Jornal Sunday Times de Londres)

A natureza que lhe deu quase tudo, e ele fez a parte que lhe cabia, jogando com alegria, garra, determinação e humildade. (Tostão)

Se Pelé não tivesse nascido um homem, teria nascido uma bola. (Armando Nogueira)

Muito prazer, eu sou Ronaldo Reagan, presidente dos Estados Unidos. Você não precisa se apresentar, porque Pelé todo mundo sabe quem é. (Ronaldo Reagan)

Pelé poderia virar-se para um Michelangelo, Homero ou Dante e cumprimentá-los com íntima efusão: como vai, colega?

Convivendo com problemas de saúde já há algum tempo, Pelé talvez não possa receber as homenagens devidas pela sua carreira e pelo que representou na história do futebol brasileiro e de como divulgou o nome do nosso país mundo afora.

Seu nome vive sempre comparado a outros grandes craques. As estatísticas aproximam outros ídolos dos seus feitos e muitos esquecem que eram épocas diferentes. O próprio futebol era diferente. Não é hora de apontar defeitos no Pelé e no Edson, que foram muitos.

Grande parte dos seus feitos não ficaram para a posteridade, e o futebol não tinha ainda a mídia mundial a seu favor, como hoje.

Palmas eternas para Pelé.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    A medida se dá em meio ao aumento de casos da doença na capital mineira e de casos de descumprimento de medidas de segurança como aglomerações. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Avaliação acompanhará 320 moradores da capital; objetivo é identificar a dinâmica da infecção e permanência da imunidade. #Itatiaia

    Acessar Link