Notícias

Medidas antitabaco reduzem número de fumantes no Brasil 

Por Aline Campolina/Itatiaia , 04/11/2019 às 10:38
atualizado em: 04/11/2019 às 10:50

Texto:

Foto: Pixabay
Pixabay

Algumas medidas de combate ao tabaco, como o aumento de preços de impostos, podem ter contribuído para a diminuição do número de fumantes no Brasil. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Leonardo Brant, médico Cirurgião Torácico, afirma que o país serve de exemplo para outras cidades no mundo. “Conseguiu-se nas últimas décadas que uma média da população, que era em torno de 15% de tabagistas, hoje fosse abaixo de 10%. Então, em uma população como a nossa, é realmente um número expressivo que em outros países do mundo não conseguem”, diz.

O médico explica que essa redução é decorrente das taxas elevadas do cigarro. “Quando isso mexe no bolso de quem está consumindo é extremamente relevante. Até porque, a pessoa que fuma, não fuma só um cigarro. Então é um vício contínuo”, detalha o especialista.

Outras medidas importantes, como a restrição social, também contribuem para a redução de fumantes no país. A proibição do fumo em locais públicos, fechados (dentro do carro, restaurantes, locais específicos do aeroporto, etc.), e até mesmo as imagens nos maços de cigarro que mostram os malefícios do tabaco, influenciaram o fumante.

De acordo com Leonardo Brant, por mais que a pessoa tenha fumado por muitos anos, assim que ela deixa de fazer uso do tabaco, o corpo já sente melhorias. “Com poucas horas que você para de fumar, algumas células já voltam a ter funcionamentos diferentes de quando você está fumando, a frequência cardíaca volta para o nível ideal, e, com poucos dias, a pressão arterial já tende a normalidade, assim como a diminuição da questão de falta de ar nos exercícios. Isso vai progressivamente”, explica Cirurgião Torácico.

Mas, outros benefícios ocorrem com o passar dos anos. “Alguns benefícios são de poucas horas e dias, outros vão levar mais tempo, mas eles vão aparecer”, afirma o médico.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽ Diretor de futebol do Atlético participou do programa Mesa Redonda, da Rádio Itatiaia, neste domingo. #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O #PodTudo está no ar! Em mais uma semana de pandemia, o podcast mais democrático do Itacast discute suas consequências na sociedade e os últimos fatos relacionados a covid-19...

    Acessar Link