Notícias

Osteopatia: terapia com técnicas manuais ajuda a prevenir dores na coluna

Por Aline Campolina/Itatiaia , 22/10/2019 às 08:28
atualizado em: 22/10/2019 às 08:29

Texto:

Foto: Banco de imagens Pixabay
Banco de imagens Pixabay

Tem se tornado cada vez mais comum a procura por tratamentos alternativos, sem medicamentos e menos invasivos para aliviar as dores causadas por problemas de articulações, ossos e músculos. A osteopatia é um destes métodos que proporciona mais qualidade de vida ao paciente. No meio esportivo, o tratamento tem sido o “queridinho” de muitos atletas que buscam a modalidade para ajudar não apenas na recuperação de lesões, mas também na prevenção de vários desses problemas.

No Brasil a osteopatia é uma especialidade da fisioterapia. A técnica atende a cada paciente de forma individualizada. Consiste em um sistema de avaliação e tratamento que age por meio da intervenção manual sobre as articulações, músculos e ligamentos. O método, de acordo com Vitor Alvarenga, fisioterapeuta, é indicado para diversos casos. “Desde uma lesão, um desequilíbrio, uma articulação que está travada, um realinhamento como um todo. Mas a osteopatia busca, principalmente, um reequilíbrio”, afirma.
 
De acordo com o Instituto Brasileiro de Osteopatia (IBO), a busca por atendimentos pela técnica tem crescido de forma exponencial. A cada ano, mais de 100 milhões de pessoas ao redor do mundo buscam o método como forma alternativa de tratamento.
 
Vitor Alvarenga explica que, geralmente, os pacientes procuram a técnica da osteopatia para o reequilíbrio da coluna, postura, dores lombares e cervical. “Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial vai ter dor lombar um dia. Desses, 60% pode vir a ter de novo. Então, cada vez mais as dores nas costas, em geral, têm chamado atenção e as pessoas têm buscado mais esse tipo de tratamento”, diz.
 
A osteopatia também pode apresentar bons resultados para pessoas que sofrem de enxaquecas, gastrites, vertigens, insônia, refluxo, entre outros.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    As informações sobre a semana e os eventos serão transmitidos nas redes sociais do ministério e da Secretaria Nacional da Juventude.#Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽️Técnico do América não poupou críticas à atuação do juiz Felipe Fernandes de Lima no clássico contra o Atlético. #itatiaia

    Acessar Link