Notícias

Por que sentimos mais dores no corpo no frio?

Por Jacqueline Moura/Itatiaia, 04/06/2020 às 15:45
atualizado em: 04/06/2020 às 15:48

Texto:

Foto: Pixabay/ banco de imagens
Pixabay/ banco de imagens

Nesta época do ano, período em que as temperaturas tendem a ficar mais baixas, é comum as pessoas reclamarem de dores no corpo ou intensidade maior das dores. De acordo com o ortopedista, Daniel Oliveira, isso acontece devido ao mecanismo de defesa do nosso organismo. “Nós somos seres homeotérmicos, mantemos a temperatura do nosso corpo independente da variação de temperatura externa, temos mecanismos de defesa e de adaptação no nosso organismo para auxiliar nesta função”, explica.

Segundo o ortopedista, um desses mecanismos é a contração dos vasos sanguíneos periféricos. A circulação de sangue, principalmente na superfície do corpo leva a uma perda de calor mais rapidamente. Quando o próprio corpo faz uma contração desses vasos e circula menor quantidade de sangue nas extremidades, a temperatura corporal é mantida mais alta.  Outro mecanismo são micro contrações involuntárias da nossa musculatura, isso faz gerar calor no local, e ajuda a manter a temperatura corporal. Esses dois mecanismos de regulação da temperatura levam à dor devido a contração e a menor quantidade de sangue circulando nas extremidades. Dores que antes eram leves, também passam a ser mais intensas. 

“Além disso, as baixas temperaturas levam ao aumento da sensibilidade das terminações nervosas dolorosas. Uma dor que a gente conseguia suportar muito bem, se torna mais intensa e incomoda muito mais nas temperaturas mais baixas. Outro fator importante é que todas as articulações têm o liquido sinovial, que serve como lubrificante. No frio o líquido fica mais espesso e dificulta a movimentação e isso também causa dor”, explica o médico. 

Para evitar o aparecimento ou aumento de dores no corpo durante o período de frio é necessário usar agasalhos e roupas adequadas para ajudar a manter a temperatura corporal. Movimentar bastante e fazer atividades físicas vai facilitar a circulação sanguínea nas extremidades e levar a maior produção de liquido sinovial tonando as articulações menos dolorosas.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    As informações sobre a semana e os eventos serão transmitidos nas redes sociais do ministério e da Secretaria Nacional da Juventude.#Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽️Técnico do América não poupou críticas à atuação do juiz Felipe Fernandes de Lima no clássico contra o Atlético. #itatiaia

    Acessar Link